top of page

Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC) - Institucional

Atualizado: 17 de mar. de 2021

O Centro Acadêmico Oswaldo Cruz ou CAOC é a entidade representativa dos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e tem seu nome em homenagem ao célebre médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz. Suas atividades se concentram na organização estudantil, na manutenção do seu espaço físico, na luta por demandas dos estudantes, na negociação com a instituição de ensino e na participação nos espaços estudantis. Seus membros são conhecidos como "caoqueiros".



Está sediado no subsolo da Faculdade de Medicina desde que esta teve seu prédio próprio inaugurado em 1934, em Pinheiros, São Paulo. O espaço cedido pela Faculdade, conhecido como "Porão", é uma área de cerca de 4 mil m² que compreende o Centro de Vivências (possivelmente o maior do Brasil) e outros ambientes. O CAOC mantém suas atividades por meios próprios, mas também recebe apoio da Fundação Faculdade de Medicina, uma Organização Social de Saúde (OSS) vinculada à USP.


As gestões do CAOC são eleitas anualmente por voto direto de todos os estudantes, e sua posição política varia de acordo com o período histórico. No entanto, seus membros sempre atuaram no movimento estudantil brasileiro, junto à DENEM e também na USP, através do Conselho de Centros Acadêmicos (CCA) do DCE Livre da USP. Além disso, sua estrutura serve de apoio para iniciativas culturais, sociais e projetos de extensão dos estudantes. Alguns desses projetos eventualmente crescem e alcançam autonomia, mas ainda se mantém vinculados ao Centro Acadêmico. Como exemplo, há o cursinho comunitário pré-vestibular MedEnsina.


O CAOC teve papel fundamental na campanha para construção do Hospital das Clínicas da FMUSP na década de 30, na criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), no ativismo político de resistência ao regime militar e no movimento Diretas Já. A partir dele também surgiram muitas iniciativas pioneiras no meio universitário e que depois se difundiram, como a liga acadêmica, a organização de congressos científicos anuais e a edição e publicação continuada de revista acadêmica e jornal estudantil.


Em 13 de setembro de 2013 o CAOC completou 100 anos de existência, sendo portanto um dos centros acadêmicos mais antigos do Brasil, sendo o Centro Acadêmico Ruy Barbosa da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, fundado em 3 de novembro de 1897, o mais antigo do país.




120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page