As bases do projeto

Conduzido desde meados de 2020, o Projeto de Reforma do Porão vem sendo trabalhado e discutido por meio de Deliberativas Temáticas realizadas às quintas-feiras, a cada 15 dias, às 19h (link bit.ly/deli-caoc), num plano de integração entre ideias do CAOC e dos alunos, usuários finais do projeto. 

O plano é atualizado semanalmente no CAOC DRIVE (link bit.ly/drivereforma), com divulgação no Instagram e nos grupos de WhatsApp, onde são fornecidas as plantas, apresentações e maiores detalhamentos das Deliberativas Temáticas (gravações das deliberativas, atas). A reforma possui conclusão prevista para o final de 2021.

Drive da Reforma. Última atualização em 07/06/2021

Visualização do Drive da Reforma do Porão. Última atualização em 07/06/2021

Ao final da reforma, o espaço do Porão contará com:

         -  2 novos banheiros;

    - 10 novas salas nos espaços dos aquários;

         - 6 depósitos para as extensões e um para o CAOC (na área da atual copa);

         - Uma nova área de convivência com vista para o átrio;

          - Melhorias na ventilação do Pub;

      - Realocação de salas, como a sala Pró-aluno.

E muito mais. Confira abaixo o detalhamento do projeto!

Plantas do projeto. Podem ser visualizadas com maior detalhe em nosso drive.

Os aquários

Tendo em vista o contexto de otimização dos espaços e realocação de depósitos, os aquários sofrerão algumas modificações. A mais importante delas abrange a destinação do uso: atualmente, uma parcela das extensões possui aquários próprios e de utilização individual.

No novo modelo proposto, as extensões deixarão de ter aquários próprios, os quais darão lugar a novas salas de reunião (3), de estudo em grupo (2), além de
salas individuais para os coletivos
(Ayê, Geni e NEGSS), contemplando antigas demandas de visibilidade e de espaços para acolhimento.

Modelos 3D das novas salas temáticas, de uso exclusivo das extensões.

moodboard aquários.png

Mobília sugerida para as salas dos aquários. A ideia é criar novas salas dinâmicas que possam ser utilizadas para reuniões em grupo, estudo, entre outras finalidades.

Modelos 3D das novas salas de reunião, salas de estudo em grupo e salas dos Coletivos

Como forma de "compensar" a perda das salas individuais por parte das extensões (exceto REMUSP e MedEnsina, que possuem dinâmicas de uso específicas, necessitando de salas individuais), serão criadas salas temáticas (2 no total).

Nelas, as extensões poderão realizar pequenas reuniões e encontros, entre outras opções de uso. A ideia é criar um espaço no estilo "coworking", de utilização comunitária - mas restrita às extensões -, com decoração personalizada. O projeto de decoração está sendo planejado em conjunto com o setor de comunicação da Faculdade e já está disponível para visualização no drive da reforma (clique para acessar o link).


Outro detalhe importante é em relação às salas já existentes (salas dia e tarde), que sofrerão modificações (detalhadas mais abaixo nesta mesma página).

Os depósitos

Planta dos novos depósitos. Estão divididos em depósitos das extensões, nos aquários, e "storages" para maior volume de itens. O tamanho exato de cada depósito pode ser conferido em nosso google drive (clique para acessar o link)

Atualmente, além da existência de diversos depósitos, muitos aquários são utilizados unicamente para o armazenamento de bens das extensões. Isso limita muito as possibilidades de utilização destes aquários, que poderiam ser utilizados como salas de reunião, estudo, entre outras finalidades.

 

Com a reforma, a ideia foi a de maximizar o potencial de utilização dos aquários, removendo aqueles que são utilizados apenas como depósitos, para darem lugar a novas salas de uso diverso.

Com isso, os espaços de armazenamento das extensões foram aglutinados em 2 tipos de depósitos: um com armários locker/prateleiras e outro no estilo "self-storage", de uso específico e selecionado (alto volume, baixa rotatividade dos itens, itens de alto valor, preferencialmente).

 

A mudança na dinâmica de armazenamento também demandará mudanças de hábitos na faculdade, uma vez que, apesar de amplo, os espaços novos serão, de certa forma, mais limitados do que o modelo atual.

 

Por isso, os novos depósitos deverão ser muito bem organizados para que todas as extensões possam armazenar seus bens com tranquilidade e fácil acesso.

Resumindo, os depósitos serão distribuídos da seguinte forma:

     - 2 depósitos para itens de menor valor, alta rotatividade, pequeno volume, na área dos aquários, sendo armazenados em armários locker e prateleiras;

        - 4 depósitos do tipo "storage", para itens de maior valor, grande volume e baixa rotatividade, com porta de correr vertical e prateleiras para armazenamento seguro dos itens (permitindo empilhar itens de forma mais adequada).

Portanto, não há motivo para preocupação: além das novas salas de reunião, teremos amplo espaço para armazenamento seguro (mas racionalizado) dos itens das extensões da faculdade!

 

Ressaltamos que a distribuição entre extensões será feita ao longo da reforma, quando tivermos um número exato de armários/prateleiras, a serem distribuídos de acordo com a necessidade.

storage.jpg
exemplo prateleiras.png
exemplo lockers.png

Exemplo de mobília que será utilizada nos depósitos. A imagem dos storages é meramente ilustrativa.

O Sofá Cinza, a Copa e o Pub

áreas pub.png

Planta das áreas do Porão. Notar o deslocamento da área de jogos para o fundo do Pub, a colocação de novos tipos de sofás e puffs, além da copa com área para refeições. Acesse nosso drive para ver todas os detalhes do projeto.

Após alguns meses de planejamento solo, o CAOC teve a oportunidade de ter o apoio do Escritório de Arquitetura MAEMA, nos auxiliando (sem qualquer tipo de contrapartida) na elaboração do projeto para o Pub, Copa e Área do Sofá Cinza.

Nele, tivemos o reposicionamento de alguns ambientes no Pub. A primeira é em relação à área de jogos, que será deslocada para a área do palco, no fundo do Pub.

A segunda é em relação à copa, que será deslocada do corredor do CAOC/DC/CAAVC para a área da atual bancada de granito (que será removida). 

A terceira mudança abarca a área do sofá cinza, que será rotacionado em 180º e contará com móvel e televisão.

moodboard.png

Moodboard das novas áreas do Porão. Reiteramos que o neon "play med" não será utilizado, sendo apenas ideia conceito da imagem.

A sala Tarde

Já em relação à mobília, a ideia foi a de ampliar as áreas de socialização, estudo e convivência, com maior número de sofás fixos, cadeiras e mesas.

Acreditamos que, apesar da praticidade do modelo atual, com grande número de sofás pretos (aqueles que podem ser movidos a qualquer momento), temos uma perda da funcionalidade do espaço e das possibilidades de convivência. Com isso, o modelo atual irá reestruturar a dinâmica de uso do espaço, com substituição e realocação dos sofás pretos, criação de novas áreas, entre outras mudanças que podem ser visualizadas em maior detalhe no projeto disponível no google drive.

Em relação às áreas de expressão, essas serão mantidas como o modelo atual, com uso livre do espaço pelos alunos.

As salas Dia e Tarde

No contexto de criação de novas áreas no Porão, as salas Dia e Tarde darão lugar a áreas de estudo individual e a um novo espaço de meditação, respectivamente. 

A sala dia contará com móveis do tipo "callcenter", além de 3 computadores de uso livre (em área separada das cabines).

Já a sala tarde contará com piso vinílico para utilização diversa, como aulas de ioga, meditação, entre uma gama de usos que será possibilitada com a reforma.

Conceito da nova sala dia. Os armários em seu interior serão realocados para os novos depósitos, as mesas serão removidas e será criada uma área para estudo individual. Contará com computadores de uso livre, não representados nas imagens.

A área do cochilódromo

Conceito 3D do novo espaço do Cochilódromo. O cochilódromo atual será deslocado para a área da atual sala 2, em frente à escada do Porão.

design thinking.png

O projeto do novo espaço do Cochilódromo foi desenvolvido pela Liga de Educação Médica da FMUSP, numa parceria com o CAOC. 

O cochilódromo será deslocado para área da sala 2, a qual contará com ampla reforma e correção de infiltrações.

 

A parede e porta que dividem essa área do atual cochilódromo serão demolidas e darão lugar a uma nova área de convivência na faculdade, com visão direta para o átrio e seus jardins.

A ideia do espaço é de suprir diversas demandas dos alunos que foram coletadas após meses de estudo do projeto, no modelo de "design thinking". 

O espaço mescla áreas de socialização e descanso com mesas para estudo, reunião, além de projetor e tela de projeção. Ao mesmo tempo, as paredes poderão ser utilizadas para múltiplos usos (artístico, como mural de informações, etc).

Compilação de demandas dos alunos coletada a partir do processo de Design Thinking. Imagem gentilmente cedida pela Liga de Educação Médica da FMUSP

imagens design thinking.png
compilado design thinking.png

O novo cochilódromo

O cochilódromo será realocado para a área da atual sala 2, que será devidamente reformada para acomodação da nova área de descanso. 

Ela contará com novos móveis, espaço para guardar calçados, piso vinílico e armários locker no mesmo corredor para acomodação de bens. Tudo isso para garantir o máximo de conforto.

Exemplos de móveis e iluminação do novo espaço. A ideia é criar um local aconchegante e que seja amplamente utilizado.

storages planta.png

Localização do novo cochilódromo, na área da atual sala 2